Moto off road ou trail? Quem gosta de motos, bem provavelmente já viu essas duas definições de modelos, mas você sabe realmente qual a diferença entre elas?

Vamos começar com as motos chamadas de off road. Como diz o próprio nome, as motos desse estilo são pensadas para andar ‘fora da estrada’. A maioria dos modelos off road não pode circular nas ruas, pois essas motos são produzidas para competições e não vêm com lanternas ou setas, por exemplo, sem a possibilidade de serem emplacadas ou licenciadas.

Dentro da prática do off road, encontramos diferentes modalidades, como a trilha, o enduro, o rally e o motocross. A Honda CRF 450X  e a Yamaha WR 450F são alguns exemplos de modelos para rally. 

As motos off road são projetadas para andar em terrenos acidentados e para superar obstáculos, passando por aclives e declives com facilidades. O motor é pensado para privilegiar a aceleração, para que a moto ganhe rapidamente velocidade, a suspensão tem curso maior e as rodas também são maiores e mais resistentes. 

Outros modelos conhecidos de off road são a Honda CRF 250F, a importada KTM EXC-F 350 e as KX e KLX da Kawasaki, por exemplo.

Trail

As chamadas motos trail são uma variação das off road. Podemos dizer, aliás, que ela é um modelo off road feita para andar na cidade.

As principais características encontradas em uma motocicleta off road também estão presentes nas trail, como o motor de um cilindro, a suspensão de curso e para-lama elevados, as rodas grandes e o perfil mais estreito.

As diferenças entre os modelos são bastante sutis. A trail, por exemplo, tem bancos mais largos e confortáveis e outros itens que uma moto de trilha dispensa, como farol, espelhos, lanterna traseira e suporte de placa. Os pneus também são diferentes, podendo rodar tanto na terra quanto no asfalto.

Da Honda, por exemplo, são considerados modelos trail a NXR 160 Bros e as XRE 190 e 300. Já a XTZ 250 Lander e a XTZ Crosser 150 são algumas das trail da Yamaha.

Da trail saiu uma outra variação, a big trail, que aplica elementos ‘touring’ ao modelo e garante aventuras nas trilhas e conforto nas estradas. A BMW R 80 GS foi uma das primeiras big trail conhecidas. Hoje podemos citar a BMW R 1250 GS e a Honda CRF 1100L Africa Twin.

Para levar mais eficiência e segurança à sua moto, pilote sempre com os kits de transmissão da VAZ. Confira em nosso site todos os modelos com corrente, pinhão e coroa.