As revisões são parte da vida de quem é dono de uma motocicleta, é comum principalmente revisar o sistema de freios procurando evitar problemas de segurança e mecânica. Mas você conhece as principais diferenças entre cada tipo de pastilha de freio? É o que a VAZ vai mostrar para você neste artigo.

Pastilha orgânica: As pastilhas orgânicas chegaram com tudo no mercado na década de 90, substituindo as pastilhas de freio de amianto, por se mostrarem mais vantajosas e de custo mais baixo além de desgastarem menos os discos e serem mais silenciosas nas frenagens. 

Por se desgastarem mais com o tempo, as pastilhas orgânicas não são indicadas para motos de alta cilindrada ou que costumam andar mais tempo em alta velocidade. 

Mas, se o uso da moto é exclusivamente em território urbano, as pastilhas orgânicas são uma ótima opção.

Pastilha metálica: Feitas de aço, ferro, cobre e grafite, essas pastilhas são incrivelmente resistentes, elas apresentam uma alta durabilidade e grande eficiência na hora de frear.

Esta linha de pastilhas tem ótimo custo benefício e baixa emissão de ruídos. Elas são mais pesadas que outros modelos e podem impactar no consumo de combustível da sua moto.

As pastilhas de freio metálicas podem ter o seu desempenho alterado por conta do clima, em dias mais frios elas tendem a ter uma menor eficácia, por conta do pouco atrito com o disco mas, em compensação, são ótimas em dias mais quentes.

Pastilha semi metálica: Essa pastilha é feita com, latão, ferro e alumínio, e que também apresenta um preço mais acessível e mais durabilidade e desempenho, podendo ser uma alternativa à pastilha orgânica.

A principal característica dessa pastilha é a sua boa dissipação de calor durante o processo de frenagem, além de apresentar um menor desgaste. Assim como as pastilhas metálicas, as pastilhas semi metálicas são mais pesadas que outros modelos, impactando no consumo de combustível.

Os materiais usados para fazer a pastilha semi metálica podem gerar mais desgaste no disco, e pode ocasionar na alta emissão de ruídos durante a frenagem

Pastilha de cerâmica: As pastilhas de cerâmica são as mais silenciosas, e têm uma alta eficiência na hora de parar sua moto.

A dissipação do calor das pastilhas de cerâmica faz com que ela tenha uma melhor eficiência, mesmo depois de diversas freadas.

Outra vantagem das pastilhas de cerâmica é que sua matéria prima é mais leve, e sua suavidade é percebida no momento da frenagem, impactando minimamente o desempenho da motocicleta.

Qualquer que seja o modelo escolhido, é sempre importante ter a certeza de que a moto tenha peças originais e de fabricantes conhecidos. A VAZ oferece toda a segurança e potência para sua moto, com as pastilhas de freio de melhor custo-benefício do mercado. Conheça toda linha em nosso site.