O escapamento é mais do que ‘apenas um tubo’ na sua moto. O sistema de escape tem uma função muito importante, que vai além de apenas abafar o ruído do motor.

Ele serve também para evitar que os gases poluem a atmosfera e melhorar o desempenho do motor.

O escapamento conta em seu interior com um catalisador, que faz o tratamento dos gases expelidos pelo motor após a queima da mistura entre o combustível e o ar. Graças a esse catalisador, o que é expelido ao ar chega com elementos menos agressivos à saúde humana e ao meio ambiente.

Além da questão da emissão de poluentes, o escapamento também respeita as leis da poluição sonora, já que diminui os ruídos do motor.

Muitas pessoas resolvem trocar o escapamento por ponteiras ‘esportivas’, por questão de estética e por achar que vai ganhar potência na moto. Como esse tipo de ponteira não tem catalisador, o barulho ao acelerar é muito maior, o que é algo enganoso, já que isso não é um sinal de mais potência. Pelo contrário, isso vai trazer uma piora na retomada de velocidade e também danos ambientais.

Alterar as características originais da moto é passível de multas e até apreensão da moto pelos agentes do trânsito, então evite fazer isso apenas para melhorar o design da motocicleta.

Melhorando o sistema de escape

Como vimos, o sistema de escape é bastante importante por diferentes motivos, e manter a sua manutenção ajuda a prolongar a vida útil.

Confira nossas dicas:

1 – Use combustível e lubrificante de boa qualidade. Evite abastecer em postos sem bandeira ou que tenham valores muito baratos.

2 – Preserve a originalidade da peça, sem fazer modificações.

3 – Faça sempre a revisão no prazo estipulado pelo fabricante.

4 – Se possível, evite fazer trajetos curtos com o motor ainda frio.

5 – Se a peça estiver com algum amassado, confira com um mecânico.

Mantenha a revisão da sua moto em dia

Formado por corrente, pinhão e coroa, o Kit Transmissão é responsável por levar a potência do motor para a roda traseira da moto. Mas como saber quando está na hora de trocá-lo?

Nas oficinas mecânicas, esse é um dos serviços mais requisitados, apesar de muitos motociclistas experientes saberem o modo correto de realizar a troca.

Como saber se está na hora de trocar o kit transmissão?

Primeiramente, é importante dizer que a durabilidade do kit transmissão depende muito de como a moto é utilizada. Dependendo do modo de direção, ele pode ter mais ou menos desgastes. Os kits transmissão da VAZ duram em média 25 mil km.

Alguns sinais são aparentes e mostram que o kit transmissão não está funcionando corretamente. Um deles é o afrouxamento da corrente: às vezes pode ser preciso apenas um ajuste, mas em outras ocasiões é necessária a troca. 

Outro sinal está nos dentes do pinhão e da coroa: se estiverem muito gastos, é hora de trocá-los.

Trocando o pinhão

A retirada do pinhão da moto nem sempre é tarefa fácil. Se feita de modo errado, pode comprometer até outras peças da motocicleta.

Se ela ficar presa no eixo, uma alternativa é colocar um desengripante e aguardar por um tempo. 

Limpando o kit transmissão

Uma boa maneira de aumentar a durabilidade do kit transmissão é realizando a sua correta limpeza, eliminando detritos e o acúmulo de impurezas que podem prejudicar o bom funcionamento das peças.

No mercado, há vários produtos específicos para a limpeza e lubrificação no kit transmissão, que vão ajudar a aumentar a sua durabilidade.

Uma outra dica é para que seja realizada sempre uma manutenção preventiva na moto, justamente para evitar que a corrente quebre de uma hora para outra, por exemplo, garantindo uma maior vida útil às peças. 

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