As motos flex fazem parte do cotidiano dos motociclistas desde 2009, principalmente daqueles que a utilizam para trabalhar, uma vez que a totalidade delas está na faixa dos 125cc a 300 cc. Apesar de já estar a bastante tempo no mercado, ainda há muitas dúvidas sobre o uso do etanol em motocicletas.

A moto flex é resultado da necessidade das montadoras se adequarem às novas leis de emissões de gases de efeito estufa. Em 2009, o Promot entrou na terceira fase, o que obrigou os fabricantes a aposentar os carburadores.

Esse avanço permitiu a adoção dos sistemas bicombustíveis, que já estava totalmente desenvolvido na produção de motocicletas flex. A primeira foi a Honda CG 150 Mix. Desde então, a grande maioria dos modelos até 300 cc comercializados no Brasil, utilizam essa tecnologia.

Quando devo usar etanol?

Ter liberdade de escolha de qual combustível utilizar é bom para o consumidor. Com o elevado preço da gasolina, usar etanol é uma alternativa para não ficar com o bolso vazio ao abastecer. Mas vale lembrar que, quando abastecido com etanol, a motocicleta roda uma quantidade menor de quilômetros por litro.

A conta que o motociclista tem de fazer é na hora de abastecer é a diferença de preço entre gasolina e etanol for maior do que 30%, vale a pena usar o etanol. Numa conta prática, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o resultado for maior do que o preço do etanol, use etanol. Se for menor, a gasolina é o combustível mais vantajoso.

Como funciona o sistema das motos flex?

As motocicletas flex possuem um sensor que identifica o tipo de combustível que está sendo queimado. Esse sensor adequa o tempo e quantidade de combustível que deve ser injetado na combustão.

Nas motocicletas, a central eletrônica conta com quatro mapas de injeção diferentes: 

  • Só gasolina;
  • Mais gasolina do que etanol;
  • Mais etanol do que gasolina;
  • Só etanol. 

A partir dessas informações o motor passa a funcionar.

Outra característica das motos flex é que diversos componentes do motor recebem tratamento especial para resistir à corrosão causada pelo etanol.

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