Café Racer é um conceito carregado de história e identidade, e vai muito além de um movimento ou estilo. As motos que resgatam esse estilo tem ganhado as ruas, corações e garagens dos brasileiros, mas poucos conhecem a verdadeira origem destes modelo. 

O estilo Café Race teve início entre as décadas de 50 e 60, como uma febre entre os jovens motociclistas britânicos, que disputavam corridas clandestinas nas estradas inglesas. Estas corridas eram uma espécie de protesto contra o conservadorismo e a monotonia local, e receberam o nome de “Café Racer” porque começavam e terminavam nos Cafés, que se tornaram ponto de encontro de jovens que queriam um estilo de vida despretensioso e até boêmio.

Os Café Racers, amantes do rock n’ roll e da velocidade, se vestiam com casacos de couro e pilotavam motos rápidas e leves, projetadas para percorrer curtas distâncias em que o design importava mais que o conforto. Por isso, optavam por motos com o guidão curto e com o tanque grande.

A partir dessa idealização da motocicleta perfeita, surgiu o gosto pela customização. Além disso, as motos começaram a ser “envenenadas”, visando aumentar ainda mais o desempenho das máquinas. O objetivo desta customização que chegava aos motores era atingir as 100 milhas por hora, equivalente a pouco mais de 160 Km/h, um sonho distante naquela época, mas que hoje em dia é facilmente superado pelas motos esportivas.

O termo “Café Racers” surgiu como um nome zombeteiro para com os jovens que apostavam corridas entre um e outro Café de beira de estrada, locais que antes eram uma espécie de monopólio dos caminhoneiros.

As motocicletas mais populares entre os Café Racers eram a BSA, Triumph e Norton. As Triumph eram as melhores motos, enquanto a Norton tinha a melhor ciclística, o que levou muitos corredores amadores a personalizar as suas motos, criando uma espécie de híbrido, com Triumph’s sendo montadas em quadros de Norton, dando origem às Triton, uma junção dos nomes que é considerada o suprassumo da excelência pelos rockers.

As motos Neo Sports Café, como a Honda CB650R e a Triumph Thruxton estão resgatando cada vez mais o estilo Café Racer, tornando ainda mais conhecido este movimento. Você já conhecia a história das motocicletas Café Racer? No blog da VAZ tem muito mais! Acesse e confira todo o nosso conteúdo.