Todo motociclista, quando questionado, sabe enumerar as diversas vantagens de se ter uma moto: é um veículo econômico, com boa mobilidade, que oferece a sensação de liberdade e agilidade nos grandes centros urbanos.

Mas, diante de tantos modelos, qual moto escolher? A VAZ preparou uma lista com dicas para você escolher a moto ideal.

Avalie o uso da moto

Essa é a dica número 1: para que você precisa de uma moto? Ao responder essa pergunta, será mais fácil encontrar um modelo.

Antes de sair comprando uma moto porque achou ela bonita ou estilosa, avalie suas necessidades. Se a ideia é ter uma moto para andar na cidade, não necessariamente estamos falando em máquinas de alta cilindrada ou esportivas, mas sim uma que tem um desempenho bom e que seja econômica.

Agora, se o objetivo é buscar uma moto para viajar de final de semana, então potência e conforto é o que você precisa. Outra opção é para quem busca uma moto para esportes, como a prática de off-road: há modelos específicos para ela.

Faça um test-ride e conheça as especificações da moto

Já imaginou comprar uma moto e perceber que ela não é nada confortável ou maior do que você imaginava, trazendo dificuldades para pilotar no dia a dia? Para evitar esses problemas, é recomendável realizar antes um test-ride, além de conversar com especialistas sobre as especificações da moto.

Com tantas opções no mercado, muitas vezes um detalhe mecânico, de tecnologia ou mesmo o preço pode fazer a diferença na hora da compra. Conhecer cada moto ajuda a escolher a melhor. 

Iniciantes ou experientes?

Essa dica vai de encontro a todos as anteriores, afinal, quem está procurando a primeira moto e não tem nenhuma experiência no assunto deve procurar um modelo mais ‘leve e menor’. Quem está começando deve escolher uma moto com baixa ou média cilindrada, para ir pilotando com segurança e adquirindo experiência aos poucos.

Confira valores e custo-benefício

Sabemos que o valor é muitas vezes o principal ponto que vai determinar a escolha de uma moto ou outra, então essa é uma questão muito importante. Avalie bem o custo-benefício de cada modelo e, claro, faça uma pesquisa de preços de motos novas e usadas, desde que esteja de acordo com suas necessidades e, também, das condições financeiras.

Qualquer que seja o modelo escolhido, é sempre importante ter a certeza de que a moto tenha peças originais e de fabricantes conhecidos. A VAZ oferece toda a segurança e potência para sua moto, com os kits transmissão de melhor custo-benefício do mercado. Conheça toda linha em nosso site.