Quais são os principais problemas que os motociclistas têm em suas motos? Nas oficinas mecânicas, os profissionais recebem diferentes tipos de reclamações, mas alguns defeitos nas motos costumam ser mais comuns que outros.

Veja a seguir os principais problemas encontrados nas motos: 

Luzes

Um problema comum que os mecânicos estão acostumados a ver na oficina é em relação ao sistema de luzes.

Muitos motociclistas só percebem o problema quando estão no trânsito. O ideal é verificar a luz do freio, das setas e também o farol antes de sair com a moto.

Na maioria das vezes, a questão está na lâmpadas queimadas. Mas, em alguns casos, o problema pode ser na parte elétrica e o mecânico precisa fazer uma verificação no sistema antes de trocar qualquer peça. 

Kits Transmissão

Os kits transmissão compostos por corrente, pinhão e coroa costumam apresentar defeitos principalmente quando o motorista não realiza os reparos. O desgaste do kit também está ligado ao modo de pilotagem.

Muitas vezes, basta lubrificar a corrente e fazer os ajustes necessários para que o problema resolva e a moto volte a ter potência de motor. Mas, no caso de desgastes, é necessária a troca do kit transmissão. 

Freios

Hoje em dia, boa parte das motos conta freio a disco na roda dianteira e freio a tambor na roda traseira. E os problemas nos freios são os mais variados, como vazamento do óleo.

No freio a tambor, o problema mais comum é o desgaste das sapatas, e a solução é a troca da peça. Já no freio a disco pode apresentar problemas na mangueira de óleo, fluido de freio ou mesmo no disco. Ele necessita de mais cuidados e a correção, em caso de defeito, é a substituição de acordo com o manual da moto.

Embreagem

Muitas vezes o motociclista reclama de dificuldades na hora da troca de marchas, e o problema pode estar no desajuste do seu comprimento. Calo longo, por exemplo, interfere direto no acionamento da embreagem. Se estiver com problemas na troca de marcha, procure uma oficina mecânica.

Nível óleo

Um problema comum e grave, que pode trazer graves danos ao motor. Sem a lubrificação correta, as peças do motor se desgastam e a vida útil do motor será bem menor. Verifique sempre o nível de óleo para evitar qualquer problema.

Injeção eletrônica

Problemas na injeção eletrônica costumam ser fáceis de serem identificados pelos mecânicos, pois ele interfere no funcionamento do motor. O sinal de falha na injeção eletrônica é perda de potência da moto, fumaça no escapamento e um consumo maior de combustível.

Na oficina, o mecânico usa equipamentos específicos para fazer a leitura e configuração da injeção eletrônica da moto. 

Pneus

Uma das principais causas de acidente de moto no trânsito, principalmente em dias de chuva, está relacionado a pneus carecas.

Para não desgastar os pneus, evite a frenagem com somente uma das rodas. E não se esqueça de andar sempre com os pneus calibrados.  

Cuide da sua moto

Além dos cuidados diários que você deve ter com a sua moto, procure usar sempre produtos de qualidade e das principais marcas do mercado. A VAZ oferece os kits transmissão com melhor custo-benefício.