De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, 90% dos acidentes de trânsito registrados em 2020 envolveram motociclistas. Então, se você vai pegar a estrada, é preciso redobrar os cuidados.

Sabemos que a maioria dos acidentes pode ser evitada e que uma boa parte dos acidentes em rodovias é causada por um descuido do motociclista. É preciso estar atento e respeitar todas as leis de trânsito.

A VAZ preparou esse texto para que você tenha uma pilotagem segura ao viajar de moto. Confira as nossas dicas!

Respeite a sinalização e o trânsito

O motociclista deve evitar trafegar entre os carros e, quando precisar ultrapassar, que faça a manobra sempre pela esquerda.

É importante estar ligado em todas as sinalizações de trânsito, principalmente em cruzamentos, um ponto que pode causar muitos acidentes: diminua a velocidade e olhe para todos os lados.

Em caso de pista molhada, redobre a atenção. Mantenha uma distância ainda maior dos carros da frente e cuidado com a frenagem brusca.  

Use capacete

Essa não é exatamente uma dica, mas sim uma obrigatoriedade. Você deve usar o capacete sem folgas e com a viseira abaixada. E, para maior segurança, certifique-se que o capacete tenha o selo do Inmetro. 

Equipamentos e acessórios

Viajar com os equipamentos adequados ajuda na segurança do motociclista. Pilote com jaquetas, calças, luvas e botas específicas que são mais resistentes, principalmente se for fazer uma viagem mais longa. 

Faça a manutenção da moto

Seja no dia a dia da cidade ou na estrada, é sempre importante estar com sua moto em dia. Confira se os pneus estão calibrados, se a corrente está bem ajustada, cheque  o óleo e, claro, não esqueça de abastecer a moto. 

Seja visto

Outra dica importante é você ser visto na estrada por outros motoristas. Use roupas mais claras e chamativas, ande com os faróis ligados e evite andar nos pontos cegos dos automóveis. 

Use o retrovisor

Pode parecer algo óbvio, mas usar o retrovisor ajuda a prevenir acidentes. Olhe sempre para mudar de faixa, ao reduzir velocidade e quando precisar tomar qualquer decisão durante o trajeto.

Cuidado com a garupa

Viajar com alguém na garupa requer mais cuidados, principalmente para quem não está acostumado a pilotar com mais alguém na moto ou com quem nunca andou na garupa.

Respeite os limites de velocidade

Essa é uma regra que entra no ‘respeitar as leis de trânsito’. Como vimos no começo do texto, 90% dos acidentes de trânsito em 2020 envolveram motociclistas. A moto é um veículo sujeito a sofrer mais acidentes e muitos deles estão relacionados ao excesso de velocidade. E não se esqueça de manter uma distância segura dos veículos da frente.