Muitos dos acidentes de trânsito estão relacionados à frenagem. Uma freada repentina pode causar acidentes inesperados, principalmente para quem anda de moto.

Por mais que a tecnologia esteja avançada, com freios ABS, por exemplo, é sempre importante conhecer as técnicas para uma boa frenagem.

Confira as principais dicas neste texto que a VAZ preparou para você.

Mantenha distância

Essa é uma dica básica tanto para iniciantes quanto para experientes. Você nunca sabe quando o carro ou moto da frente vai precisar frear, então mantenha distância para ter tempo de reação e evitar qualquer acidente.

Parando em linha reta

Em uma parada normal, você deve manter a moto na posição mais vertical, acionando os freios de maneira suave. 

Conforme for desacelerando, acione a embreagem e reduza a marcha, sem deixar o motor morrer. Mantenha sempre a cabeça erguida e a visão para a frente. 

Muitas pessoas não gostam de acionar o freio dianteiro, mas não tenha medo: é ele que fornece o maior poder de força de parada.

Você pode usar também o ‘freio motor’ para reduzir a velocidade da moto sem usar os freios. Acione a embreagem e reduza as marchas. Ao solar a embreagem, o motor vai girar e a moto vai perder velocidade. Mas tenha cuidado: não reduza mais de uma marcha por vez.

Em curvas

Frear durante uma curva necessita de mais esforço da tração dos pneus da moto. Caso precise frear e parar em uma curva, endireite a moto antes de parar completamente. Se estiver inclinado ao parar, as chances de cair são muito grandes.

É importante também não desacelerar de uma vez. Ao fazer a curva, acione os dois freios para ir diminuindo a velocidade. 

Emergência

A gente nunca sabe quando vai precisar fazer uma parada repentina. Quando isso acontecer, mantenha a calma e evite acionar os dois freios com força (se o freio não for ABS). Acione-os com suavidade e, caso a roda traseira trave, não solte o freio: libere-o devagar para recuperar a tração. Agora, se a roda dianteira travar, solte o freio da frente e acione-o mais uma vez. 

Quando ter mais atenção

Há algumas condições em que o motociclista precisa ter cuidado redobrado. Uma delas é a condição das ruas e estradas. Quando tiver óleo na pista ou chão molhado, a capacidade de parar diminui. A principal dica é manter uma distância ainda maior do veículo da frente e evitar acionar os freios rapidamente e com força. 

O tempo de frenagem é também outro ao carregar cargas pesadas. E não esqueça de um ‘detalhe importante’: verifique sempre as condições dos freios e dos pneus de sua moto.