Você talvez não perceba nem saiba, mas às vezes o seu modo de pilotar pode trazer alguns problemas para a moto. Pode ser um hábito ruim, a forma como você aprendeu a pilotar ou mesmo algum erro ingênuo que passe despercebido.

Para te ajudar a manter toda a qualidade de sua moto, a VAZ preparou esse artigo com os erros mais comuns que cometemos e que podem estar prejudicando o desempenho da motocicleta. Confira!

Desligar o motor na descida

Esse é um erro muito comum, e tudo por um motivo: economia de combustível. Quem nunca ouviu que ao desligar o motor em uma descida vai fazer a moto ‘beber menos’? Ok, realmente você pode até economizar gasolina ou etanol ao fazer isso, mas, ao mesmo tempo que o consumo de combustível vai diminuir um pouco, o desgaste da transmissão vai aumentar.

Ao desligar o motor, será interrompido também o funcionamento da bomba de óleo. Assim, por mais que o motor esteja desligado, as engrenagens internas continuam funcionando durante a descida, mas sem a lubrificação necessária. Desse modo, acontece o desgaste de todas as peças de transmissão.   

Acionar a embreagem mais do que o necessário

Quanto mais se usa a embreagem, mais desgaste ele terá. Sabendo disso, que tal usar a embreagem apenas quando necessário?

Ao parar no semáforo, por exemplo, você já deixa a embreagem acionada? O ideal seria deixar o câmbio em ponto morto, a não ser que o semáforo já esteja prestes a abrir.

Levantar o giro do motor (em partidas em aclives, por exemplo) também desgasta a embreagem e aumenta o consumo de combustível. 

Não prestar atenção no nível de óleo

A lubrificação é fundamental para o bom desempenho da moto, e ignorar a sua troca é um erro que pode trazer vários problemas para a motocicleta.

O custo da troca de óleo não costuma ser caro, ainda mais comparado com a retífica de um motor fundido – que é o que vai acontecer caso você não cuide das trocas necessárias. 

Forçar o motor

Alguns pilotos costumam forçar o motor a rotações bastante altas, ou então muito baixas por um longo tempo, o que acaba prejudicando todo o conjunto mecânico da moto.

Ignorar a relação específica de cada marcha é outro problema que é simples de corrigir no dia a dia: não estique muito antes de trocar para uma marcha acima e não rode em baixas rotações com uma marcha alta. Assim, evite o desgaste das peças de câmbio e motor. 

Não dar a atenção correta aos pneus

O desgaste dos pneus está diretamente ligado ao modo de pilotagem e ao peso em cima da moto. Tudo isso gera mais pressão aos pneus, causando sua despressurização ao longo do tempo.

Andar com o pneu murcho trará muitos problemas, podendo causar acidentes e fazendo a moto consumir mais combustível. Mantenha sempre os pneus da moto calibrados!

E não se esqueça de trocar os pneus assim que eles ficarem ‘carecas’.

Com essas dicas, esperamos que você pilote sua moto com muito mais segurança e performance! E não se esqueça: força, segurança e desempenho são com a VAZ. Conheça todos os nossos kits de transmissão para dar ainda mais potência para sua moto!