A durabilidade do kit transmissão da moto depende da qualidade do produto e do fabricante, mas também da forma de pilotar dos motociclistas.

O kit transmissão é um dos conjunto de peças mais importantes da moto, formado por corrente, pinhão e coroa. É ele quem leva a potência do motor para a roda traseira da motocicleta.

Normalmente, o kit transmissão tem uma média de duração, que depende de cada fabricante. Na VAZ, o conjunto de corrente, coroa e pinhão costuma durar cerca de 25 mil km.

O desgaste do kit transmissão depende de diferentes fatores. A VAZ separou alguns para te ajudar a aumentar a vida útil do kit transmissão da moto, que também é conhecido como kit relação.

Limpeza

Os cuidados com a moto depende do seu uso. Quem pilota bastante em estradas de chão ou pega muita chuva deve fazer a limpeza do kit transmissão com maior frequência, para tirar o excesso de sujeira que pode destruir a corrente ou os dentes do pinhão e coroa. O ideal é que a limpeza seja a cada 500 km rodados.

A limpeza pode ser feita da seguinte forma. Deixe a moto no cavalete central, passe desengraxante na corrente e, após um tempo, jogue um jato d’água para retirar a sujeira.

Lubrificação

Mesmo após a limpeza, a lubrificação é um fator importante para aumentar a vida útil das correntes. Em kits transmissão sem retentor (o-ring), o ideal é que ela seja realizada a cada 500 km. O importante é sempre estar verificando o estado das correntes para saber como anda o seu funcionamento.

Ajustes

Você sabe qual é a tensão certa da corrente? O manual da moto traz todas as informações sobre o ajuste, mas na dúvida procure um mecânico de confiança. A corrente não pode estar nem muito esticada e nem com muita folga.

Pilotagem

Muitos pilotos reclamam que o kit transmissão não durou muito, mas como será que essa pessoa está pilotando sua moto? A durabilidade do kit relação está diretamente ligada à forma de conduzir a moto.

Além de seguir todas essas nossas dicas, não se esqueça de comprar um kit transmissão que seja reconhecido no mercado. Entre em contato com a VAZ e conheça nossas correntes, pinhões e coroas produzidas especialmente para diferentes modelos de motos.