Como em qualquer negócio, o bom relacionamento com o cliente é a chave para o sucesso. Seja em uma multinacional ou em uma loja pequena na sua cidade, o cliente precisa ser bem atendido. Assim, ele vai confiar na empresa e se tornar um consumidor fiel. Em oficinas de moto, não é diferente. Se ele receber um bom atendimento na primeira vez que precisar arrumar o problema da sua moto, bem provavelmente ele vai lembrar de você caso necessite de algum outro conserto.

Em um mercado cada vez mais acirrado, se destacar acaba sendo fundamental. Com várias opções para levar a moto quebrada, por que será que o cliente vai escolher justamente a sua oficina? Separamos alguns motivos:

  • por conveniência, afinal, a oficina escolhida é a mais perto de sua casa;
  • por indicação de quem já gostou do serviço realizado;
  • por já conhecer e gostar do serviço;
  • por ter o melhor preço;
  • por ser bem atendido toda vez que necessita de algum reparo na moto.

Ter um bom relacionamento com o cliente, oferecendo sempre um serviço de primeira, é um ponto que todo mecânico precisa se atentar. E para sua oficina mecânica de moto ter destaque separamos X dicas de como ganhar a confiança do motociclista.

Comece com um bom atendimento e escute o cliente

Se o motociclista procurou a sua oficina, é porque ele está precisando de ajuda. Muitas vezes, a pessoa até entende bem de moto, mas não consegue resolver o problema sozinho.

Ao receber o cliente, pergunte o que aconteceu com a moto e qual problema precisa ser resolvido. É o cliente quem vai dar as primeiras informações do ocorrido e, por mais que você seja o mecânico especialista, não ignore o que ele falar.

Seja transparente

Esse é um ponto fundamental. O que o cliente menos quer é ser surpreendido com um valor diferente do combinado ou com algum problema que não lhe foi comunicado antes do conserto.

Ao receber a moto do cliente, seja transparente desde o início. Explica para ele o que vai ser preciso ser feito na moto, quais peças precisam ser trocadas, qual o valor do serviço e, caso apareça algo diferente durante o processo, avise-o e peça autorização para realizar o trabalho.

Esteja à disposição

O motociclista, no fim, espera que sua moto esteja pronta para ele voltar a pilotar no trabalho ou para lazer. Mas ser um bom mecânico não é ‘apenas’ realizar esse serviço, mas também esclarecer as dúvidas que o cliente tem e estar à disposição para atendê-lo caso apareça alguma urgência. Esse bom atendimento vai ajudar a sua oficina a ter mais reconhecimento.

Esteja aberto a ouvir críticas e sugestões

Ninguém gosta de ouvir críticas de clientes, certo? Mas tente filtrar os comentários positivos dos negativos e procure absorver as coisas boas que você pode aproveitar. De repente, uma boa sugestão do cliente pode trazer benefícios para sua oficina. 

Mantenha o contato

Entregou a moto pronta e arrumada para o cliente? Parabéns! Mas calma lá que você ainda pode melhorar o seu atendimento e conquistar de vez a confiança do motociclista.

Ligue para o cliente para saber como está o funcionamento da moto e se ele precisa de algum suporte. É um gesto simples, mas que faz toda a diferença.

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