A imagem que muitos têm de uma oficina mecânica ainda é realidade em muitas cidades: um lugar bagunçado e desorganizado. Com muitas peças, ferramentas e motos espalhadas pela oficina, a bagunça acaba acontecendo até sem querer. Mas será que isso é bom para os negócios? É o que veremos a seguir.

Como bem sabemos, o que o cliente mais quer é ser bem atendido e ter seus problemas resolvidos rapidamente. Quando falamos em manutenção e conserto de motos, o tempo é ainda mais fundamental.

Como muitas pessoas usam a moto para trabalho, ficar com seu meio de transporte parado é sinônimo de prejuízo. E o que o motociclista menos quer é ir na oficina e ouvir que sua moto vai ficar muito tempo parada. 

Para que isso não aconteça, a oficina tem de estar preparada para ter um bom estoque de produtos e conseguir oferecer os melhores serviços aos clientes. Confira as dicas que nós da VAZ separamos para você.

1 – Analise os serviços que sua oficina mais faz

Você sabe dizer quais são os serviços mais procurados na sua oficina de motos? Faça um levantamento e veja quais peças você mais usa e aquelas que ficam mais paradas.

Para um bom controle de estoque, é muito importante saber os itens que não podem faltar para que o serviço não atrase. Coloque todos esses dados em uma planilha e organize-se.  

2 – Organize os espaços

Ter locais específicos para cada peça ajuda na organização do estoque. Isso evita também que itens se percam na bagunça e o mecânico que for mexer na moto conseguirá realizar o serviço em menos tempo.

3 – Faça sempre o inventário

Em oficina mecânica, o foco é a prestação de serviços e não a venda de produtos. Já pensou em realizar a manutenção de uma moto e, no próximo cliente, perceber que faltou a peça? Periodicamente, sua oficina precisa fazer o inventário do estoque.

Isso pode levar um tempo, mas a longo prazo trará muitos benefícios para a oficina, com um controle mais preciso da entrada e saída de produtos. 

4 – Oriente os funcionários

De nada adianta você organizar sua oficina e um funcionário ir lá e bagunçar tudo. Mostre e explique para todos os funcionários da oficina como deve ser feito o trabalho e a gestão de estoque, inclusive o controle de entrada e saída de produtos. 

Com a VAZ, ajudamos as oficinas a terem sempre à disposição nossos kits transmissão. Entre em contato e conheça toda nossa linha de correntes, vaz e pinhão.