A segurança do motociclista depende de diversos fatores, e um deles (talvez o principal) é a boa condição da moto.

Uma moto em bom estado significa ter todas as suas peças e engrenagens funcionando corretamente. Pneus, kit relação, motor… Tudo tem de estar em ordem para que o desempenho seja o melhor possível.

O balanceamento das rodas da moto é um fator importante, mas que nem todo motociclista dá atenção. Andar com o conjunto roda/pneu desbalanceado vai afetar a dirigibilidade e até a segurança do piloto. 

É importante dizer que toda moto sai de fábrica com o conjunto balanceado, mas o equilíbrio vai alternando com o passar do tempo. 

Esse desbalanceamento pode ser causado por buracos, desgaste irregular dos pneus e principalmente pela desmontagem do pneu do aro para consertar furos. 

Caso haja algum furo e precise fazer o conserto, é importante sempre fazer o balanceamento da moto após o episódio. 

E há outros sinais que indicam a necessidade de balanceamento, como oscilações fora do padrão mesmo em vias de pavimentação perfeita. Um detalhe é que o desbalanceamento é mais perceptível em velocidades elevadas. 

O que faz com que muitas pessoas não procuram o serviço de balanceamento das rodas é o fato de não haver uma regra de quando fazer isso, assim como ocorre com a troca de óleo. É no dia a dia que o motociclista deve perceber as oscilações e vibrações da moto.

Na dúvida, uma coisa é certa: trocou os pneus velhos por novos, necessariamente deve ser realizado o balanceamento. 

Um outro fator importante é observar diariamente os pneus e rodas da moto, analisando os flancos dos pneus, o desgaste da banda de rodagem e vendo se há eventuais deformações. Nas rodas, procure por trincas ou amassados.

No blog da VAZ, você acompanha mais notícias sobre os cuidados que você deve ter com a sua moto. Visite também a nossa loja online e veja todos os modelos de kit transmissão para você pilotar com mais potência e segurança!