A organização da MotoGP divulgou o calendário para 2022, ainda provisório, com novidades. A maior competição de motovelocidade vai ganhar dois novos lugares: KymiRing, na Finlândia, e Mandalika, na Indonésia.

A Indonésia volta a receber uma prova da MotoGP após mais de 20 anos: as últimas provas foram em 1996 e 1997. O novo circuito Mandalika atualmente está em fase final de construção.

A temporada de 2022 da MotoGP está prevista para começar em março no Catar, e logo em seguida vai para a estreia do circuito de Mandalika na Indonésia. 

Caso algum fã brasileiro queira muito acompanhar uma prova ao vivo, a melhor chance é no fim de semana de 3 de abril, na Argentina, o único país sul-americano a receber a MotoGP. Na sequência, a competição acontece nos Estados Unidos e então começa a ‘fase europeia’, com corridas em Portugal, Espanha, França, Itália e muitos outros países. 

Após provas no Japão, Tailândia e Austrália, a temporada 2022 está marcada para finalizar no Circuito Ricardo Tormo de Valência em 6 de novembro.

No total, estão programadas 21 provas, lembrando que o calendário ainda é provisório e pode sofrer alterações. Confira abaixo todas as provas.

Atual campeão

O campeão da temporada 2021 é Fabio Quartararo, piloto da Yamaha que conquistou o título no dia 24 de outubro, na Itália, com duas provas de antecedência. É a primeira vez que um francês conquista o título da MotoGP. Nas 16 provas que competiu até o GP da Emília-Romanha, neste ano, Quartararo tinha somado 5 vitórias, 10 pódios e 267 pontos.