O primeiro passo foi tirar a CNH. Depois, o sonho se realizou com a conquista da primeira moto. Agora você já está pronto para sair pilotando. Mas será que está mesmo?

Sabemos que os primeiros momentos de um iniciante na moto nova podem trazer diferentes sensações, de felicidade e também de nervosismo para encarar uma via movimentada ou uma estrada cheia de carros.

Mas muita calma nessa hora. Como queremos que esse seja um momento marcante e de alegria, a VAZ separou algumas dicas básicas que vão te ajudar a ter mais confiança em cima da moto.

A prática leva à perfeição

Esse é um ditado que serve para diversas ocasiões, inclusive aqui. Mas, antes de sair pilotando em uma rua movimentada, que tal praticar em um lugar seguro e vazio? Pode ser uma rua sem movimento ou um estacionamento vazio. 

Com a moto nova, talvez você não esteja acostumado com todos os comandos e até com o peso da motocicleta. Com um aprendizado progressivo, você vai ganhar confiança!

Equipamentos

Nunca compre equipamentos de segurança, como capacete, luvas ou jaqueta, apenas por questões estéticas. Escolha modelos que sejam seguros e, no caso do capacete, por exemplo, que fique bem ajustado na cabeça, sem folgas. 

Saiba frear

Acionar o freio dianteiro ou traseiro? Essa é uma dúvida comum. O dianteiro é responsável pela desaceleração mais consistente, mas cada situação pede um tipo de frenagem. Em pisos de baixa aderência, o ideal é usar o freio de maneira igual nas duas rodas. O importante é o piloto iniciante treinar e alternar os comandos, entendendo como cada um funciona. 

Olho na pista

Aprendemos que sempre precisamos olhar para a frente e os lados, mas não devemos nos esquecer também de olhar para o chão. É preciso atenção para conseguir desviar de buracos, irregularidades e possíveis manchas de óleo ou áreas molhadas. 

O bom posicionamento nas vias

Essa dica nem é relacionada ao posicionamento na moto para a pilotagem, mas sim quando estiver pilotando.

Você deve sempre estar visível para os outros motoristas, evitando ficar no ‘ponto cego’ dos retrovisores. E, claro, mantendo uma distância segura dos outros veículos.