Se você é apaixonado por velocidade e esportes radicais, talvez já tenha sonhado em ter uma moto para trilha. E por que não ter?

Mas, como em qualquer compra, é preciso pensar em várias questões antes da escolha. Afinal, há diferentes modelos e valores de motos de trilha.

Neste texto, nós da VAZ trazemos alguns pontos para você analisar antes mesmo de escolher a sua trail.

As modalidades de trilha

A motocross conta com diferentes modalidades, sendo o enduro e a trilha as mais conhecidas. Então, saiba bem qual estilo de off road mais te agrada, pois o local onde cada esporte é praticado é diferente e, por isso, há motos direcionadas para cada terreno.

Para o enduro, a moto deve oferecer conforto e ser bastante resistente, pois é uma competição de longa duração, passando por diferentes tipos de terreno. Já para trilhas as motos precisam de uma suspensão especial, já que vão estar em terrenos bastante irregulares. Uma opção é escolher um modelo que pode ser usado tanto para trilha quanto para estradas. 

Nível de pilotagem

Essa é uma questão importante que não pode passar em branco. Você já é experiente ou está iniciando no mundo do off road?

As motos de trilha costumam ser mais pesadas do que os modelos do dia a dia, e quem não está acostumado a andar em trilhas pode ter dificuldades no começo.

Além da moto, escolha também um capacete que seja de acordo com a modalidade escolhida.

Diferentes valores

Esse é um ponto que atinge diretamente no bolso de cada um. Quanto você está disposto a investir em uma moto de trilha?

Há modelos que giram em torno dos R$ 5 mil, mais baratos e simples, e motos que ultrapassam os R$ 20 mil. 

Atente-se, no entanto, com os gastos extras que você vai ter com a moto, como o seguro e a manutenção.

O tipo de motor

Você pode escolher entre motor de 2 tempos e 4 tempos. As motos de 2t costumam ter menos cilindradas e com um custo de manutenção mais barato. 

Esperamos que essa matéria ajude você a escolher a melhor moto para trilhas. E não se esqueça de contar com um bom kit transmissão para levar ainda mais desempenho para a moto. Confira no site da VAZ.