Pegar a estrada é sempre uma sensação boa. Seja para uma viagem ou até mesmo sem destino, apenas para pilotar em alta velocidade, sentir o vento no rosto já faz todo motociclista se sentir melhor.

Mas, para que o momento seja o melhor possível, é preciso pilotar com segurança. A seguir, separamos algumas dicas de equipamentos de moto.  

Capacete: esse é um item obrigatório, mas como escolher o melhor modelo? Ele precisa ser confortável, mas que não fique muito solto na cabeça. Escolha um capacete que tenha o selo do Inmetro e que seja ‘silencioso’ em altas velocidades, ou seja, que não faça ruído quando em contato com o vento. 

Bagagem: há malas específicas, flexíveis ou rígidas, que podem ser instaladas em suportes laterais. E o popular baú também é sempre uma ótima opção para quem precisa levar a bagagem na moto durante a viagem. Preste atenção apenas no volume da bagagem, para não exagerar no peso, prejudicando a estabilidade da moto.

Roupa adequada: Há trajes específicos que ajudam na segurança dos motociclistas, como macacão de couro. Mas não precisa se vestir como um piloto profissional de motovelocidade para sua viagem. Há jaquetas e calças que contam com proteções especiais, além de modelos resistentes à água. 

Luvas e botas: em caso de acidentes, esses acessórios vão proteger seus pés e mãos de lesões mais graves. Mas, além da segurança, o modelo escolhido também deve ser confortável. E atente-se a um detalhe: se sua viagem for longa, opte por levar um par de luvas extra. Afinal, se chover, ninguém merece andar quilômetros com uma luva molhada. 

Para brisa: algumas pessoas desconhecem, mas a moto também pode ter um para brisa. São fáceis de instalar e ajudam na viagem, afinal a pressão aerodinâmica pode exigir mais do corpo do motociclista. Com o para brisa, a viagem tende a ser mais prazerosa e menos cansativa. 

Como podemos ver, há vários acessórios que ajudam a viagem de moto ser ainda melhor. E esse é o objetivo de todos, né? Pilotar com prazer pelas estradas do Brasil!

Além dos equipamentos já citados, você pode também levar na viagem um kit de ferramentas e uma mochila impermeável, desde que tenha pouco peso. 

E não se esqueça, claro, de fazer uma revisão na sua moto antes de pegar a estrada. A sua segurança passa também pelo bom estado da motocicleta!