Apesar de ser um item obrigatório, o capacete deve ser escolhido com calma pelo motociclista. E não estamos falando apenas da estética do acessório, apesar de haver diferentes modelos que vão te agradar. O tamanho, o material e outras características devem ser levados em consideração no momento da escolha.

Comprar um capacete de baixa qualidade ou que não fique bem ajustado vai mais atrapalhar do que trazer segurança para o motociclista.

Para te ajudar a fazer a melhor escolha, a VAZ separou algumas dicas de como escolher o melhor capacete.

Selo do Inmetro 

Qualquer que seja a sua escolha, uma coisa não pode faltar: o selo do Inmetro. Esse é um ponto fundamental que deve ser o seu primeiro critério. Um capacete com esse selo é a garantia que ele atende a todos os padrões de qualidade e segurança. Se por um acaso você encontrar um capacete barato sem o selo do Inmetro, evite a compra.

Tamanho

Muitas pessoas acham que um capacete confortável deve ser maior do que o necessário, o que não é verdade. É preciso encontrar um capacete que fique ajustado na cabeça, para maior proteção. Faça a medição correta e converse com especialistas para saber qual tamanho é o mais indicado.

Modelo

No mercado, há diferentes modelos de capacetes para moto, cada um indicado para um perfil específico. Há capacetes voltados para a prática do off road e capacetes mais compactos, fáceis de carregar.

Entenda as vantagens e desvantagens de cada modelo antes de comprar e veja qual será melhor para o seu uso.  

Material

Fibra de carbono ou fibra de vidro? ABS ou Kevlar? O material do capacete também é um ponto importante a ser analisado, alguns mais resistentes (e mais caros) que outros.

Cinta jugular

O que nenhum motociclista quer é um capacete que saia da cabeça facilmente, certo? Para que isso não aconteça, além de escolher um capacete do tamanho correto, é conferir a cinta jugular. Se ela ficar escorregando para o pescoço, sem estar justa, procure outro modelo.

Além dessas dicas, você também pode pesquisar valores em lojas diferentes. O importante é encontrar o melhor modelo e pilotar sempre com segurança!