Além de doer no bolso, as infrações de trânsito podem fazer você perder a sua carteira nacional de habilitação. E, para quem trabalha com moto, isso é algo que nem pode passar pela cabeça. 

Algumas multas podem ser evitadas facilmente, apenas respeitando o Código de Trânsito Brasileiro.

Sabemos que, infelizmente, muitos motociclistas têm alguns maus hábitos e comportamentos no trânsito. Mas que tal pilotar sua moto com mais responsabilidade? 

Separamos uma lista com algumas infrações que você pode evitar!

Excesso de velocidade

Entendemos que muita gente está com pressa, principalmente os motociclistas que trabalham com delivery. Mas vamos lembrar que é obrigatório respeitar os limites das ruas, avenidas e estradas. E lembre-se: ao ser flagrado dirigindo com 50% acima do limite da velocidade, você pode perder sua CNH direto. Respeite os limites mesmo que não haja radares por onde você pilota.

Farol vermelho

Uma das maiores causas de acidentes no trânsito é a falta de respeito aos semáforos/faróis. Passar no sinal vermelho é um perigo para todos: para quem não respeita a sinalização, para outros motoristas e para os pedestres. 

Não tem conversa, é preciso respeitar! Infelizmente, grande parte da galera que anda de moto acha que tem uma espécie de “permissão especial” para furar os semáforos, sinaleiras, faróis, ou como quer que seja chamado o conjunto de luzes vermelho/amarelo/verde instalados nos cruzamentos. Essa transgressão é gravíssima pois põe em risco quem a comete e quem não tem nada a ver com a pressa ou a má educação de quem opta por desrespeitar essa lei.

Conversão proibida

É tentador fazer meia-volta em local inapropriado, principalmente para o motociclista que está com pressa, mas lembre-se que fazer conversão proibida é passível de multa (além de poder causar acidentes).

Manobras radicais

Quem nunca viu alguém empinando a moto por aí? Quem quer mostrar sua habilidade deve procurar um lugar afastado e sem ninguém por perto, nunca no trânsito. 

Subir na calçada

Vamos combinar uma coisa? Calçada é lugar de pedestres. Tem quem para a moto na calçada ou sobe nela para ‘fugir’ do trânsito. Não pode!

Lâmpada queimada

Evite andar com a lâmpada queimada, seja do farol, lanterna ou pisca. Além de ser perigoso durante a pilotagem noturna, você ainda vai receber uma multa. 

Claro que há muitas outras infrações que podem trazer multas para os motociclistas, como não usar capacete, por isso ressaltamos a importância em respeitar todas as leis. E continue acompanhando o blog da VAZ para mais notícias como essa!