Gostamos de falar que o manual do proprietário é o melhor amigo do motociclista. Afinal, esse livreto traz todas as informações da moto. É lá, inclusive, que vai estar o prazo recomendado para a troca de óleo.

Quer ver uma moto dar problema? É não cuidar da sua lubrificação. O intervalo da troca de óleo pode ser por tempo ou quilometragem rodada, mas essa informação depende de cada modelo e deve ser encontrado no manual de proprietário da moto. 

Uma coisa é certa: desconsiderar o momento certo para a troca do óleo é um risco certo para a moto. 

Mesmo quando a moto é pouco usada, o óleo envelhece e perde suas principais propriedades. Algumas pessoas acreditam que por não usar a moto, não precisa cuidar da lubrificação, mas esse é um erro que vai trazer prejuízos financeiros no futuro.

Agora, quem anda bastante, precisa ficar de olho na quilometragem para saber quando é o momento certo da troca.

Mas por que quem roda bastante precisa trocar mais óleo?A explicação é até simples: o equilíbrio térmico do motor é mais exigido, o que reduz a capacidade do óleo em proteger o motor.

Além de lubrificar o motor, o óleo serve também para limitar o atrito das partes metálicas e reduzir o desgaste das peças.

Um bom óleo deve cumprir bem seu papel em diferentes situações de temperatura. Por isso sua escolha deve ser pensada na qualidade do óleo e não necessariamente no preço. Um óleo barato de baixa qualidade pode mais prejudicar os componentes da sua moto do que ajudar: eles tendem a ter misturas sintéticas, causando a formação de uma película nos discos de embreagem, que reduz o atrito.

Além do manual do proprietário, que avisa quando é preciso trocar o óleo, você pode ficar de óleo se há vazamentos no motor. Caso tenha, procure uma oficina.

Qual óleo escolher?

Além da qualidade do produto, o motociclista deve optar pelo óleo recomendado pelo fabricante da moto. Um óleo sintético, por exemplo, não é recomendado para qualquer modelo. Use sempre o óleo com a viscosidade correta, permitindo que o motor da moto trabalhe com mais eficiência.

E não vale a pena ressaltar: há óleos específicos para sua moto, então não coloque nunca óleos de carro na sua motocicleta. E, quando for realizar a lubrificação, aproveite para trocar também o filtro de óleo. Custa pouco e faz toda a diferença!

Continue acompanhando o blog da VAZ para mais informações sobre cuidados com a sua moto.