Ao sair de casa com sua moto, olhe para os lados e tente contar quantas motos estão no trânsito. Impossível, né? Nos últimos anos, a moto tem se estabelecido como um dos principais meios de transporte, por vários motivos: para fugir dos congestionamentos, por ser um veículo mais barato (do que um carro) ou por ter mais autonomia de combustível. 

Com o aumento do número de motos em ruas e avenidas, no entanto, aumentaram também os acidentes de trânsito. Para evitar isso, a VAZ traz algumas dicas de segurança!

Conheça a sua moto

É muito importante que na hora que você for escolher uma moto para comprar, que o faça de acordo com suas necessidades. Tem motos mais indicadas para o trabalho e outras para o lazer.

Faça um test-drive para saber se ela está de acordo com o que você precisa e, claro, conheça todas as particularidades da motocicleta. 

É fundamental conhecer bem a sua moto, porque cada modelo tem suas peculiaridades e a forma de pilotar pode ser diferente de um para outro. No momento em que for escolher uma moto, avalie se o modelo atende suas necessidades — lazer ou trabalho —, faça um teste drive e, acima de tudo, seja prudente no início até se acostumar com ela.

Saiba como frear

Muitos acidentes acontecem na hora da frenagem – ou, no caso, por frear do jeito errado. Apesar de boa parte da força ser feita pelo freio dianteiro, em condições normais de pilotagem é preciso acionar antes o pedal do sistema traseiro, para a roda dianteira não travar e você não ser jogado para frente. 

Ao fazer isso, você também diminui o tempo e a distância da frenagem.

Apesar da maior força ser executada pelo freio dianteiro — cerca de 70% — é preciso acionar primeiramente o pedal do sistema traseiro, em condições normais. Assim, a roda dianteira não trava, fazendo com que você seja jogado para a frente. Esse processo é importante para diminuir o tempo e a distância de frenagem. Claro que há situações em que isso pode mudar, dependendo das condições da pista.

Em caso de pista molhada ou em dias de chuva, distribua a frenagem nas rodas traseira e dianteira de maneira mais uniforme. 

Invista em acessórios

Além do capacete, obrigatório para quem pilota a moto (ou vai de garupa), é possível investir em outros itens de segurança.

Há jaquetas, botas e luvas específicos para quem viaja de moto ou anda diariamente na cidade. Se você está sempre saindo de moto, não deixe de conhecer todos os acessórios disponíveis no mercado. 

Tenha boa postura sobre a moto

Essa é uma dica para você ter mais estabilidade sobre a moto. Concentre a força nas pernas, com os joelhos próximos aos tanques. E deixe os braços em uma posição relaxada.