Quais cuidados você tem com a sua moto? Para que ela esteja sempre funcionando corretamente, sem te deixar na mão, é preciso ter alguns cuidados básicos, como usar combustível de boa procedência, manter a revisão em dia e manter sempre peças originais e de fabricantes reconhecidos.

Quem não segue essas regrinhas básicas bem provavelmente vai ter alguma dor de cabeça com sua moto em algum momento. E cuidar da corrente da motocicleta também é algo que deve estar sempre em sua mente.

A corrente faz parte do kit transmissão, que tem ainda o pinhão e a coroa, responsável por transmitir o giro do motor para a roda traseira.  

Como cuidar da corrente no dia a dia

Para aumentar a vida útil da corrente, você pode seguir esses 3 passos:

Limpar

A periodicidade da limpeza depende de caso a caso, mas pode seguir a recomendação do manual do proprietário. Em caso de contato com areia, lama ou água, a limpeza deve ser realizada mais vezes.

O ideal é usar uma escovinha e um desengordurante específico, evitando o uso de produtos solventes. E garante que após a limpeza não tenha ficado nenhum resíduo de sujeira ou óleo.  

Lubrificar

Já fez a limpeza? O passo seguinte é fazer a lubrificação. Novamente, confira todas as instruções no manual do proprietário ou, se perceber que a corrente está muito seca, lubrifique! Há produtos específicos para essa finalidade.

Ajustar

O ajuste necessário está indicado no manual, mas é importante que você saiba que a corrente não pode ficar muito esticada nem com muita folga. Uma moto com a tensão errada por ter problemas de desalinhamento da roda traseira. 

Quando é hora de trocar a corrente?

O kit transmissão da VAZ tem durabilidade média de 25 mil km, mas esse número depende de como a moto é usada: condições severas diminuem a vida útil da corrente. 

É importante observar caso a moto tenha algum comportamento estranho e, caso perceba isso, procure uma oficina de confiança. 

Qual corrente comprar?

Se precisar trocar a corrente, procure por uma que seja de marca reconhecida e com as especificações do modelo, como a quantidade de dentes. Muitas vezes, será necessário trocar todo o kit transmissão, para um melhor desempenho da moto.

No site da VAZ, você pode encontrar o kit transmissão indicado para o modelo da sua moto!