Mudar a cor da carroceria, alterar o escapamento, trocar o banco… Muitos motociclistas adoram mudar as características originais da moto, para colocar mais personalidade e dar destaque à sua máquina. Mas nem sempre a customização é permitida.

Se não seguir todas as regras do Código de Trânsito Brasileiro, a moto pode até ser apreendida se for pega em uma fiscalização, além do dono da moto levar multa e tomar pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quer saber mais sobre customização? Continue acompanhando esse texto que a VAZ preparou para você!

O que é permitido

Uma das customizações mais comuns de motos está relacionada à cor. E você pode mudar a cor da motocicleta, mas seguindo uma regra: que a nova pintura não passe em mais de 50% da moto. Se passar desse limite, será preciso avisar o Denatran para que seja feita a alteração do registro. 

Outros dois componentes que podem ser alterados são o guidão e o tanque de combustível. Eles só precisam ter a aprovação do Inmetro.

As rodas também podem ser trocadas sem problemas, com um detalhe: você pode tomar uma multa se não respeitar o diâmetro externo dos pneus. 

Customização proibida

Nem pense em mudar nada em relação ao chassi, afinal é nele que o conjunto da moto está apoiado e qualquer alteração pode prejudicar a segurança da motocicleta. 

Uma customização que muita gente ainda faz em sua moto, mas que não pode, é em relação ao escapamento. Mudar essa peça pode trazer problemas como barulho excessivo e danos à natureza, pela falta de capacidade de filtrar os gases.

Mudanças que precisam de aprovação

Há algumas customizações que necessitam de uma autorização de instituições técnicas específicas, que vão emitir um laudo comprovando que as peças funcionam e têm segurança mesmo após a mudança. 

Alterações nos freios, no sistema de suspensão e nos instrumentos de sinalização são alguns dos exemplos que necessitam de aprovação. Caso o motociclista realize a customização sem solicitar um laudo técnico, estará sujeito a ter a moto apreendida. 

Caso você esteja pensando em customizar a sua moto, não se esqueça de levar em consideração todo esse nosso texto. E faça as mudanças sempre em uma oficina especializada!