Você sabia que muitas concessionárias dão a opção de você realizar um test-ride antes de comprar a moto? Se você está procurando um novo modelo, leve isso em consideração. Afinal, muitas vezes é apenas pilotando que saberemos se aquela moto atende todas as nossas necessidades.

E nada melhor do que pilotar para saber se a moto nos deixa confortável. Por isso, pense bem na hora de comprar uma motocicleta e confira todos os detalhes. Por mais que você goste de um modelo, questione (e faça um teste) se ele serve para você!

A posição da pilotagem depende de moto para moto e de pessoa para pessoa, e a ergonomia deve ser colocada em questão. Por exemplo: confira a distância do assento ao solo. Uma trail pode não ser o modelo mais indicado para quem tem pernas curtas. 

Vale dizer que nos scooters a posição de pilotagem é mais ereta e com o guidão estreito, enquanto em uma custom os pés ficam para a frente e as mãos/braços mais abertos para segurar o largo guidão. E não tem jeito: você deve sim pensar no tamanho da moto, que vai ser determinante para você ter uma boa pilotagem e conforto no dia a dia e viagens, sem contar, claro, na sua segurança.

Se você já tem experiência na pilotagem, vai ter mais facilidade em se adaptar em diferentes modelos. Motos grandes costumam exigir mais força (e físico) do motociclista e, se você não tem essa característica, vai precisar suprir isso com muita habilidade no guidão.

O mesmo acontece no caso contrário, com pessoas grandes em motos pequenas. Além de causar desconforto nas pernas (que podem ficar mais encolhidas do que deveriam), pode prejudicar também o motor e a suspensão da moto, por carregar mais peso do que o indicado. 

Bom senso e test-ride

Diante dessas explicações, o que nos resta é ter bom senso na hora de escolher uma moto, afinal, não faltam modelos no mercado.

Se sua ideia é ter uma moto esportiva, confira antes se você vai conseguir pilotar ela. Se puder, faça um test-ride antes de sair comprando o modelo de seus sonhos. Caso isso não seja possível, faça o básico: suba na moto e ‘sinta’ ela. O conforto e segurança devem ser prioridades para você neste momento!