O que diferencia um bom piloto de um mau motociclista? Muita gente pode achar que é a velocidade que cada um atinge, mas não estamos falando de motovelocidade e sim do dia a dia no trânsito. Neste caso, é o modo como a pessoa conduz e cuida da sua moto.

Pilotar a moto de forma correta passa pela suavidade dos comandos do acelerador, câmbio, embreagem e freios. A regra é a seguinte: quanto mais suave, melhor a pilotagem. Mas, claro, há uma exceção: no caso em que for preciso frear com emergência, será necessário aplicar força máxima aos freios. 

Quer saber mais como ter uma boa pilotagem? Acompanhe as dicas que a VAZ separou para você!

Acelerador

Um dos fatores que aumentam bastante o consumo de combustível são as aceleradas exageradas. O acelerador deve ser usado de maneira gradual e progressiva, para não prejudicar o bom funcionamento da moto. 

Guidão

Saber conduzir a moto é um fator fundamental para não sofrer quedas. O guidão comanda todo o sistema de direção da moto, mas lembre-se que será o seu corpo quem vai ‘fazer’ as mudanças de direção e para contornar curvas. Aqui, a palavra de ordem é também ‘suavidade’, sem movimentos bruscos.

Freios

Como falamos no início deste texto, é nas frenagens de emergência que devemos deixar a suavidade de lado. Mas só! Em qualquer outra situação, use menos força nos comandos para conseguir ter mais segurança nas frenagens. 

Câmbio

Conhecer a sua moto é saber o momento certo para realizar as trocas de marchas. Conhecer a rotação do motor e descobrir o momento correto é fazer uma troca suave de marcha, seja para cima ou para redução.

Embreagem

Evite deixar a mão o tempo todo sobre a embreagem. Sempre que ela estiver acionada, maior será o seu desgaste. 

Todas essas dicas podem parecer simples, mas ajudam bastante na pilotagem do dia a dia e a manter a moto em um bom estado. Não deixe de ver mais matérias e dicas como essas no blog da VAZ.