Se tem algo que o motociclista não quer nem pensar é ter sua moto quebrada e parada por muitos dias. Para agradar o cliente e entregar a moto arrumada em um tempo razoável, sua oficina precisa ter todas as ferramentas, funcionários e peças disponíveis. E contar com um bom estoque é um dos pontos mais importantes nesta gestão da oficina.

Hoje em dia, mais pessoas têm usado a moto para trabalhar. Durante a pandemia do Coronavírus, o mercado de entregas de comida cresceu bastante e, com ele, o número de trabalhadores em motos pelas cidades do Brasil.

Com mais motos circulando pelas ruas, e por mais tempo, infelizmente acaba sendo comum a moto quebrar, sofrer algum problema mecânico ou mesmo ter o desgaste de peças. Pode ser alguma questão no freio, no kit de transmissão ou a necessidade da troca da corrente.

E o que o motoboy faz neste momento? Leva a moto para a oficina e torce para que o conserto seja o mais rápido possível. Se o mecânico diz que é preciso encomendar uma peça e que vai demorar alguns dias para o conserto, bem provavelmente o motociclista vai procurar uma outra oficina para não ficar parado e perder um dia de trabalho.

Para que sua oficina não perca clientes, a VAZ separou os erros mais comuns que acontecem no estoque de uma oficina de motos.

1 – Faltar itens que mais saem

Todo mecânico sabe quais são as peças que a oficina mais usa. Por exemplo, se na sua oficina faz muitas trocas de kit transmissão, não pode deixar faltar as correntes, pinhões e coroas.

Quando você fala para o cliente que o conserto da moto vai demorar por causa da falta de uma determinada peça, a impressão é que falta organização e planejamento para a oficina.

Para executar o serviço mais rapidamente, tenha sempre as principais peças no seu estoque. E, se perceber que determinado item está acabando, já ligue para seu fornecedor e solicite a reposição

2 – Comprar produtos que não tem muita rotatividade

Do mesmo jeito que seu estoque precisa contar com os produtos que mais saem, é preciso tomar cuidado para não sair comprando itens que não têm rotatividade. 

Muitas vezes, os representantes das marcas vão tentar vender algo que sua oficina não precisa. Neste caso, você pode até fazer um teste e ver a aceitação dos clientes de um produto novo, mas tome cuidado para não encher o seu estoque com itens que vão ficar muito tempo parados.

3 – Não organizar o estoque

A desorganização do estoque da oficina de motos pode trazer vários problemas. Além da dificuldade em encontrar um produto específico, o que acaba atrasando o trabalho dos mecânicos, a falta de controle de estoque atrapalha também na criação do inventário.

Classifique os produtos por categoria e ganhe agilidade nos serviços da oficina e no controle do que está faltando e precisa comprar.

4 – Não criar parcerias com fornecedores

Uma boa maneira de não deixar itens faltarem no seu estoque é ter um bom relacionamento com fornecedores. Assim é possível conseguir melhores condições de pagamento e prioridades na entrega. 

5 – Não usar tecnologia na gestão de estoque

Um bom controle de estoque faz sua oficina ganhar tempo e dinheiro, por isso evite fazer o inventário e o controle do estoque à mão.

O ideal é que sua oficina tenha um software de gestão de estoque ou então use uma planilha eletrônica.
Para não deixar acabar seu estoque de kit transmissão, conte sempre com a VAZ. Temos as melhores condições para sua oficina, entre em contato!