PROJETO

Ganho em rendimento e durabilidade

A cada desenvolvimento de produto, a VAZ analisa o projeto original e dentro da sua estrutura busca o aprimoramento e inovações, a fim de levar ao mercado as melhores peças. Considerando as metas e tolerâncias do item original da motocicleta, procura obter ganhos em rendimento e durabilidade, seja nos produtos de dimensões iguais as da original da moto ou nas versões que desenvolve. Nas coroas, por exemplo, utiliza o aço 1045T, que além de superior e mais resistente é temperado (T), sem alterar o seu peso, pelo contrário, possibilita alívios nas coroas e variações nas dimensões (mais ou menos dentes).

LABORATÓRIO DE TESTES

Monitoramento constante

Destaca-se na VAZ o seu laboratório, onde são testadas e avaliadas as matérias-primas, o processo de fabricação, a qualidade e o desempenho dos produtos. Todas as etapas de produção são monitoradas e para homologar os itens gerados, a empresa dispõe de equipamentos para ensaios de performance, stress (dinamômetros), ensaios universais de tração, repetibilidade, compressão, fadiga e ensaios de corrosão (salt spray).

DINAMÔMETRO

Produtos avaliados e aprovados

A VAZ utiliza dinamômetros, que trabalham com dados de telemetria que provêem das metas estabelecidas pelo setor de engenharia e desenvolvimento da empresa. Com os dinamômetros são avaliadas as performances dos equipamentos (ganhos de rendimento) e endurance (analisa-se tanto se está ocorrendo o desgaste da maneira correta quanto o aumento na vida útil dos itens avaliados) e feitas aferições entre laboratório, softwares e dados coletados pelas motos de competições, integrando e auxiliando na troca de informações entre os setores da empresa.

São três os dinamômetros da VAZ, todos controlados de forma remota e dotados de sistema para coleta de dados:

– Rolo (para testar freios e transmissão): são usadas motocicletas de estilos variados – inclusive de 1000cc com potência alterada para quase 200cv – controladas de forma remota, simulando o uso continuado.

– Transmissão (para testar coroas, correntes e pinhões): acionado por um motor elétrico de potência equivalente a 100cv, além da capacidade de simular as variações de velocidade e o uso constante (repetibilidade), também são feitos testes de tração durante o uso.

– Freios (para testar os componentes de sistemas de freio a disco ou a tambor): um disco de freio ou um cubo de roda ficam acoplados a um motor elétrico de alto torque, simulando o uso continuado e controlado por computador.

FINEBLANKING

Alta precisão

O corte-fino (fineblanking) combina em um só equipamento tecnologias de estampo com a extrusão a frio para grandes volumes de produção em espessuras de 2mm a 16mm, com repetibilidade e tolerâncias restritas. Independente da espessura do material a ser estampado, ao utilizar o processo de fineblanking, os itens gerados obtém melhor planicidade, bordas exatas e eliminam a necessidade de recorrer a processos secundários ou de ajuste. Destaca-se o uso desta tecnologia na produção das coroas, nos elos das correntes, nos pinhões e nas plaquetas das pastilhas VAZ Tech.

CNC

Comandos computadorizados

Os constantes investimentos em recursos tecnológicos permitem a VAZ oferecer a melhor qualidade em forma de produto. Importantes ferramentas utilizadas pela empresa são os tornos CNC – Comandos de Programação Computadorizada que fazem, por meio de braços robotizados, a carga das matérias-primas e a descarga das peças produzidas, ganhando em precisão, agilidade e segurança.

TRATAMENTOS TÉRMICOS

Durabilidade superior

Após as peças serem cortadas e estampadas, as mesmas passam por um processo de lavagem para a remoção de impurezas, tais como, óleos, poeira e quaisquer outras sujeiras, melhorando a qualidade e o aproveitamento dos tratamentos térmicos aos quais serão submetidas. Todos os sistemas das têmperas (tratamentos) são controlados por computador, atingindo os melhores resultados.

Para cada peça são utilizados processos de têmpera (T) específicos, seguindo as características e desenhos das mesmas. Estes tratamentos têm como finalidade a maior resistência mecânica dos itens, ou seja, torná-los mais resistentes à abrasão, que sejam rígidos de maneira homogênea e tenham desgaste correto durante o uso.

– Indução térmica – Antes de receber acabamentos contra oxidação (Cromeação ou Powder Coat), as coroas fabricadas em Aço VAZ 1045T são submetidas ao tratamento térmico de indução. Com a freqüência e a velocidade da variação da temperatura adequadas e específicas para agir no contorno das coroas e na região dos dentes é possível manter a geometria original por mais tempo, fazendo com que o Aço VAZ 1045T se torne ainda mais resistente à abrasão.

– Têmpera Bainítica – Trata-se de uma austêmpera aplicada nos elos externos e internos das correntes, antes da montagem, do pré-tensionamento e da lubrificação das peças. O objetivo é fazer com que adquiram firmeza, resistência e a elasticidade correta, garantindo a sincronia perfeita entre corrente, coroa e o pinhão, apesar das variações de temperatura durante ou após o uso prolongado.

– Carbonitretação – Para garantir pinhões fortes e resistentes que suportem os altos esforços de aceleração e redução, evitando a incidência de dentes quebradiços e frágeis, os pinhões em Aço VAZ microligados a base de titânio e nióbio são submetidos a carbonitretação. Em fornos específicos recebem este tratamento térmico que forma uma camada espessa (1mm) de carbono e nitrogênio enrijecidos, possibilitando o desgaste correto e uniforme, mantendo assim as características de alto desempenho com maior durabilidade.

INCROMATIZAÇÃO E VANÁDIO

Pinos tratados em cromo e vanádio

Submetidos à incromatização, os pinos das correntes VAZ adquirem a resistência adequada para apresentarem as melhores performances. Este tratamento em cromo cria uma película externa rígida, mantendo o interior do pino tênue, reduzindo o coeficiente de alongamento das correntes e mantendo a alta sincronia dos conjuntos de transmissão VAZ.

Para as motocicletas de alto rendimento, a VAZ detém a exclusividade sobre o tratamento térmico aplicado aos pinos das correntes 520 VAZ, denominado vanadização. Ao criar uma película externa rígida, mantendo o interior tênue, elimina-se o alongamento das correntes, garantindo a resistência adequada para a utilização desde as provas de Motocross e Enduro até o MotoGP, passando pelas Superesportivas de competição ou de rua.

POWDER COAT

Acabamento que protege da oxidação

Tratamento contra corrosão aplicado às coroas VAZ produzidas em Aço VAZ Temperado (1045T), que oferece menor atrito entre coroa e corrente, diminui o arrasto e acúmulo de detritos, substitui a zincagem tradicional e elimina o uso de ácidos e cromos, que são altamente poluentes. O Powder Coat está disponível em três opções de cores: cinza (T); preto (B) ou dourado (G). Testes realizados nos laboratórios da VAZ e também do IPT atestaram a superioridade deste acabamento.

CROMEAÇÃO

Acabamento em cromo aplicado às coroas

Um opcional aplicado às coroas fabricadas em aço VAZ temperado, o acabamento em cromo evita a oxidação das peças e, por estar integrado ao Aço VAZ 1045T, não descasca. A cromeação tem a durabilidade e características de proteção iguais ao do Powder Coat, ou seja, superior aos demais acabamentos contra oxidação encontrados no mercado. Além de conferir maior durabilidade às peças, ainda oferece um aspecto visual diferenciado e apropriado ao estilo das motos Custom.

MONTAGEM DE CORRENTES

Precisão nas etapas de produção

Todos os componentes das correntes VAZ: elos, pinos, buchas, rolos e anéis são produzidos pela empresa, o que garante total controle, sincronia, qualidade e precisão em todas as etapas da produção. Durante a montagem, em linhas exclusivas para cada uma das 20 opções disponíveis, as correntes são avaliadas, lubrificadas e pré-tensionadas para que a elasticidade e resistência alcancem os índices corretos e necessários. Durante a montagem o alinhamento das correntes tem controle milesimal.

LAVAGENS: ULTRASSOM OU JATEAMENTO

Remoção de impurezas

Todas as peças VAZ após serem cortadas e estampadas passam por um processo de remoção de impurezas por meio de um equipamento de ultrassom ou jateamento, com isso estão aptas a receberem os tratamentos térmicos, melhorando a qualidade e o aproveitamento destes.

PRENSA E CURA

Processos de produção

Na prensagem do material de fricção é utilizado o moderno molde cross way, desenvolvido pela VAZ e que resulta em maior produtividade e qualidade na produção. A prensa é aplicada no material de maneira uniforme e constante, garantindo uma melhor compactação na massa de atrito e granulação mais fechada, características que contribuem para que o calor se dissipe de maneira correta, fazendo com que os freios trabalhem de forma mais segura e dentro da temperatura ideal. Na cura, o material é submetido a temperatura exata ao solicitado pelo projeto, com variação – aumento, período de cura e declínio – controlada durante todo o processo.

CORTE A LASER

Para pequenas quantidades de peças

Além de oferecer uma ótima precisão, controlar o movimento bem como a intensidade e potência das fontes de raio laser aplicadas às chapas metálicas que darão origem aos produtos, a tecnologia Corte a Laser, que utiliza o sistema CNC, proporciona um excelente custo x benefício para a produção de itens em menores quantidades e para as mais variadas aplicações.

FERRAMENTARIA

A cada novo produto uma inovação

Ao priorizar o controle, a qualidade e a agilidade em todos os processos, a VAZ estruturou esta unidade de negócios com profissionais de vasta experiência, maquinários e softwares únicos no mercado, gerando a cada novo produto uma inovação.

Para a construção das ferramentas, a VAZ além do know-how de mais de quatro décadas, utiliza softwares de engenharia aero-espacial e conta com uma infra-estrutura completa, desde as soluções CAD – Computer Aided Design, CAM – Computer Aided Manufacture e CIM – Computer Integrated to Manufacture – aos centros de usinagem, passando pelas retíficas de perfil, eletroerosão a fio etc.

Seja um Distribuidor VAZ
CADASTRE-SE
Solicite um Orçamento
Orçamento
FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES!

CONSTANTE APRIMORAMENTO

São reavaliados métodos de produção, analisada a eficiência operacional e feitas pesquisas para levar ao mercado o que há de melhor em capacetes, fornecendo acessórios sofisticados e completos, com alta tecnologia e qualidade.

Desenhados e desenvolvidos por designers e engenheiros, apaixonados pelo universo das duas rodas, que conhecem as necessidades e as exigências dos usuários.

A empresa também mantém com os clientes uma relação totalmente transparente e sustentada no profissionalismo

LUXURY HELMETS

Os capacetes são desenvolvidos e também fabricados nas instalações da empresa, no interior de São Paulo, garantindo maior controle na produção e uniformidade nas peças, um benefício para os motociclistas, que com isso têm acesso mais rápido aos capacetes, às peças de reposição e demais facilidades no atendimento e pós-venda.

A empresa investe em seu parque industrial, equipando-o com o que há de mais revolucionário no setor, a fim de garantir qualidade, custos reduzidos e máxima produtividade.

A Origem do Nome

Cafe Racer é um tipo de motocicletas que surgiu na #Inglaterra no final da década de 50. Nessa época, a Inglaterra, boicotava o Rock and Roll e os jovens ingleses não tinham onde ouvir sua música. Os Cafes, antigos restaurantes de beira de estrada, onde costumavam parar caminhoneiros, haviam as famosas máquinas de músicas conhecidas como Jukebox, o único meio de ouvir Rock and Roll para eles. Os Cafes tornaram-se pontos de encontro dos jovens.
Além de ouvir sua música, esses jovens também gostavam de apostar corridas com suas motocicletas. Como não eram pilotos profissionais, tinham eles mesmos que que preparar suas máquinas.
Devido a sua paixão pela velocidade e por suas corridas, os caminhoneiros tiravam estes jovens, pois eles não seriam verdadeiros pilotos de corridas, mas corredores de Cafe ou seja #CafeRacers.

VAZ, DESDE 1963 fabricando capacetes e moto peças
CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA
CONTE CONOSCO, NÓS VAMOS LHE AJUDAR.

TIRE SUAS DÚVIDAS ANTES DE COMPRAR

Nossos especialistas estão disponíveis para você em nosso Programa de Relacionamento com o Cliente de segunda a sexta, das 900h às 1700h pelo telefone gratuito 0800 771 7702.

UMA EMPRESA COM VALORES.

Buscamos o aprimoramento por meio da reavaliação de metas e métodos de produção e pela eficiência operacional. A empresa também mantém com os clientes e parceiros uma relação totalmente transparente e sustentada no profissionalismo.